TRABALHOS CIENTÍFICOS

ATENÇÃO PARA OS PRAZOS!
PRAZO PRORROGADO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS 01/07 à 30/08/2019
Período de avaliação 30/08 à 13/09/2019
Divulgação dos Resultados 16/09/2019
Prazo para envio do pôster eletrônico e vídeos. 17/09 a 23/09/2019
REGULAMENTO

A seguir, apresentamos as orientações para os Resumos.

1. QUANTO ÀS AUTORIAS:

Cada autor poderá inscrever no máximo dois trabalhos como primeiro autor, independente da categoria. Não há limitação para participação como co-autor. Não há limitação do número de autores por trabalho;

2. QUANTO AO TIPO DE PRODUÇÃO:

Serão aceitos:

  • Pesquisas concluídas que não tenham sido publicadas;
  • Apresentação de resultados parciais de pesquisas em andamento;
  • Casos clínicos*;
  • Vídeos de cirurgias hepatobiliopancreáticas.
  • * Consistem em relatos detalhados de um caso ou de um grupo de casos focalizando características pouco frequentes de uma doença já conhecida ou buscando descrever uma doença possivelmente desconhecida, visando chamar a atenção de outros pesquisadores que tenham efetuado observações semelhantes, criando condições para formulações de hipóteses.

Não serão aceitos:

  • Trabalhos ainda em fase de projeto ou relato de caso sem evidência de contribuição à comunidade científica.
3. TEMAS/EIXOS TEMÁTICOS:
  • Fígado
  • Pâncreas
  • Vesícula e vias biliares
  • Transplante
  • Cirurgia minimamente invasiva
  • Educação
4. QUANTO À FORMATAÇÃO:
  • Título: em maiúsculas, com no máximo 150 caracteres;
  • Resumo: 2500 caracteres
  • Os resumos de pesquisas devem conter obrigatoriamente os itens:
    • Introdução;
    • Objetivo; Método;
    • Resultados;
    • Conclusão/considerações finais;
  • Os resumos de Casos clínicos e Vídeos devem obrigatoriamente conter os itens: Introdução; caso cínico e Conclusão/considerações finais;
  • Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 6 que facilitem a localização do trabalho. Os unitermos devem constar nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS);
  • Parágrafo único.
5. QUANTO AO ENVIO:
  • O resumo do trabalho a ser inscrito deverá ser digitado diretamente no site do evento em formulário na área específica de interesse do trabalho. Não deve conter nesta área nenhuma referência de autoria e instituição;
  • O autor principal deve informar seus dados pessoais. Toda comunicação com a secretaria do evento se dará através do autor principal;
  • Em nenhum momento a equipe do Congresso poderá fazer quaisquer alterações nos trabalhos enviados;
  • Os Vídeos devem seguir as etapas:
    1ª etapa: O vídeo deve ser publicado no youtube, utilizando a privacidade: Não listado (visível apenas para usuários que possuam o link)
    2ª etapa: Seguir o procedimento de envio de resumos como os demais trabalhos;
    ** Poderá ser visto apenas por usuários que possuam o link.
6. ANÁLISE E APROVAÇÃO:

O comitê científico do IX Congresso Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares fará a análise do material num prazo de até 19 dias. O resultado desta análise é Não SelecionadoSelecionado para Poster EletrônicoTema livre e /ou Vídeo conforme:

  • Recusado: Este trabalho não atendeu as normas ou padrões de qualidade deste congresso e o mesmo não pode ser submetido novamente.
  • Selecionado para Poster Eletrônico ***: O trabalho foi aprovado para exibição no Congresso na forma de pôster eletrônico. O resultado da aprovação estará disponível no site (os autores serão informados por e-mail) a partir de 05 de setembro de 2019. O autor ou um dos co-autores terá o prazo de 10 dias a contar desta data para ter sua inscrição no congresso devidamente paga e garantir a exibição do pôster. O trabalho deverá ser exposto no IX Congresso Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares na forma de pôster eletrônico segundo regras estabelecidas, sendo que este arquivo deverá ser enviado até o dia 20 de Setembro de 2019. Não haverá apresentação oral de pôsteres, apenas exibição na área destinada para visitação dos interessados.
  • Selecionado para Tema livre: A comissão científica divulgará os resultados para apresentação oral junto ao resultado de aceitação do trabalho. A apresentação deverá ser em forma de Power Point e com tempo de máximo de 7 minutos. Após a apresentação, o autor terá 3 minutos para discussão com a banca e a plateia.
    O autor deverá entregar a apresentação com no mínimo 2 horas de antecedência, no media desk, de acordo com a data e horário estabelecidos para apresentação no evento.
  • Selecionado para Apresentação de Vídeo: A comissão científica selecionará os melhores vídeos para serem apresentados no Congresso. A apresentação deverá ser com tempo de máximo de 7 minutos. Após a apresentação, a banca avaliadora poderá fazer perguntas ao apresentador em igual período (5 minutos)
    O vídeo deve ser entregue no media desk com no mínimo 2 horas de antecedência, de acordo com a data e horário estabelecidos para apresentação no evento.

Os melhores trabalhos (apresentação oral ou vídeo) serão apresentado na sessão plenária.

*** REGRAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO:
  • A) Confecção do pôster:
    O pôster será em formato digital.
  • B) Formatação:
    O arquivo terá o tamanho A3, como orientação vertical e deverá ser enviado em formato pdf, de até 10Mb.
    Utilizar fonte Arial nos tamanhos de: 22 pontos negrito para o título, 16 pontos negrito para os dados dos autores, e 20 pontos normal para texto.
    As margens superior, inferior, direita e esquerda devem ser de 1cm.
    As figuras usadas devem estar em uma resolução boa, sendo que o arquivo não pode exceder o tamanho exposto acima.
  • C) Legibilidade e recursos:
    • Utilizar os recursos disponíveis para o pôster para despertar o interesse do público;
    • Organizar as unidades do pôster de forma lógica, ordenada de alto a baixo ou da esquerda para a direita;
    • Numerar as unidades na ordem em que se desejar que sejam vistas, ou usar linhas de ligação para guiar o observador.
  • D) No pôster deverá constar:
    • O título do pôster, que deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do artigo submetido no site do evento;
    • Nomes dos autores (conforme submetido no site) negrito, centralizado, com entidade de filiação; abaixo do título;
    • Dados do trabalho técnico (Introdução, Material & Métodos, Resultados & Discussão, e Conclusões): Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis.
  • E) Recomendações:
    • Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas, equações, etc.) ocupem no máximo 40% da área total.
    • Prepare um pôster que mostre a ideia essencial de seu trabalho, de forma didática, visando a divulgação científica.
REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE E-POSTER / VÍDEO
  • 2.1. Formatação:
    – Proporções recomendadas: 16 x 9 com resolução 1920 pixel de largura por 1080 de altura
    – Duração: 07 minutos
    – Tamanho máximo do arquivo: 700 MB
    – Formatos: mp4 ou wmv ou avi
  • 2.2. Envio:
    O vídeo deve ser enviado, impreterivelmente, até o dia 20 de setembro de 2019, através de compartilhamento de disco virtual (wetransfer.com), para o e-mail chpb2019@interevent.com.br
  • Não haverá apresentação oral de pôsteres, apenas exibição na área destinada para visitação dos interessados.
REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO ORAL

A apresentação deverá ser em forma de Power Point ou vídeo (de acordo com o formato aprovado) com tempo de máximo de 5 minutos. Após a apresentação, o autor terá 5 minutos para discussão com a banca e a plateia.

O autor deverá entregar a apresentação com no mínimo 1 hora de antecedência, no media desk, de acordo com o horário estabelecido para apresentação.

6. CERTIFICADOS:

Os certificados serão emitidos online 10 dias após o término do congresso no site http://congressochpb2019.com.br

AVISOS:
  • Trabalhos aceitos em que, pelo menos, um autor não efetivou sua inscrição no prazo de 10 dias, a contar da divulgação do aceite, serão descartados.
  • O cancelamento da inscrição já efetuado por parte do(s) autor(es) também resultará no descarte do trabalho.
  • Parte-se do princípio que os autores seguem as condutas éticas previstas pela CONEP, e todos conflitos de interesse e apoios financeiros devem estar especificados no pôster.